O Ganep Lar oferece serviços de promoção e gerenciamento de saúde para pessoas que os necessitem com o objetivo de evitar agravos, melhorar e manter a estabilidade clinica. Para isso, conta com presença diversificada de profissionais especializados em oferecer apoio e cuidados para obtenção de processos de recuperação, manutenção e reabilitação de saúde. Este atendimento envolve a participação de familiares e cuidadores e está em acordo com um programa de atendimento domiciliar (PAD) individualizado.
O Ganep Lar distingue-se pela excelente capacitação técnica e humana de seus profissionais, que estão sempre em processo de educação continuada e de relacionamento, o que nos confere eficiência na condução e adesão ao atendimento domiciliar.
As internações domiciliares tem sua indicação baseada em critérios técnicos e obedecem às classificações de dependência definidas por órgãos reguladores de saúde no Brasil e de associações científicas do setor. Com base nestas classificações e necessidades individuais de assistência clínica, o período de atendimento quanto ao pessoal de enfermagem nos domicílios, é definido em 12 ou 24 horas por dia.
Uma internação domiciliar sempre começa com a solicitação do médico assistente, ainda no hospital, que a envia para a operadora de saúde. Esta, por sua vez, aciona o Ganep Lar, que encaminha um de nossos enfermeiros capacitados para visitar o paciente hospitalizado e realizar uma minuciosa avaliação técnica. Esta avaliação inicial é que irá elencar todas as necessidades do doente para que o atendimento aconteça da melhor forma. Sendo assim, é desejável e muito importante neste momento a presença de um familiar do paciente.
A preocupação primeira, da equipe do Ganep Lar, é que a saída do hospital e a chegada e acomodação em casa – desospitalização – sejam as mais seguras e adequadas para cada paciente em particular. Por isso, fornecemos aos familiares e ao paciente todas as informações e orientações necessárias para que isto aconteça. Muitas vezes se faz necessário verificar as condições domésticas para facilitar e adaptar o local físico para o melhor desempenho das atividades programadas.
A programação individual dos cuidados em casa visa a continuidade do tratamento clínico com atendimento médico, de enfermagem, fisioterapia, nutricionista, fonoaudiologia, terapia ocupacional, bem como o fornecimento dos equipamentos e insumos pertinentes a esse atendimento.
Familiares e cuidadores devem estar envolvidos com os cuidados dos enfermos em casa. Assim, durante o período de internação domiciliar, podem acontecer procedimentos técnicos de cuidados associados ao auxílio e/ou realização de atividades de vida diária como higiene, mobilização e alimentação. A prática destas atividades, a ser realizada por cuidadores e familiares, poderá ser ensinada, orientada e supervisionada por nossos enfermeiros. Familiares e cuidadores também poderão receber orientações de suporte farmacêutico sobre as medicações utilizadas, seus benefícios e efeitos adversos e cuidados de armazenamento, assim como orientação nutricional pertinente.
Durante a atenção domiciliar do Ganep Lar, os pacientes podem contar com assistência e orientação médica e de enfermagem por telefone para informações sobre os cuidados e tratamentos.
As condutas médicas referentes aos tratamentos de doenças de base ocorrem sempre de comum acordo com o médico de referência do paciente que também pode se comunicar, sempre que desejar, com nossos profissionais de saúde.
A internação domiciliar é a continuidade do tratamento clínico hospitalar e pode ter prazos diferenciados para terminar ou ser reduzida, sempre de acordo com critérios técnicos bem definidos.
Afinal, o objetivo principal é melhorar as condições clinicas e de dependência do paciente, sempre que possível.